A formação de cáseos ou caseum nas criptas das amígdalas é muito comum, principalmente na idade adulta. Os cáseos são bolinhas amarelas ou brancas, com mau cheiro, que se formam nas amígdalas devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, que podem sair facilmente através da tosse ou espirro.
Uma boa forma de eliminar os cáseos e reduzir a sua formação é através da realização de gargarejos com soluções salinas ou enxaguantes bucais, que não devem conter álcool na composição, já que esta substância aumenta o ressecamento e desidratação na mucosa bucal, aumentando a descamação de células e, consequentemente, aumentando a formação de saburra lingual e de cáseos.
Em alternativa a estas soluções, podem ser preparados em casa soluções naturais com ingredientes com propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir a formação de cáseos, não só por conterem essas substâncias, mas também pelo efeito de turbilhonamento conseguido pelos gargarejos.
1. Enxaguante de romã e própolis
Uma solução com romã e própolis é uma ótima opção para ajudar no tratamento dos cáseos, pois a romã possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e o própolis é um antibiótico natural.
Ingredientes
- 20 g de folhas e flores de romã;
- 3 gotas de própolis;
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a romã e o própolis e deixar esfriar. Pode-se fazer gargarejos durante cerca de 30 segundos até 5 vezes por dia.
2. Chá de tanchagem
Um bom remédio caseiro para caseum é fazer um chá ou gargarejos com uma solução com tanchagem, pois esta planta medicinal contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes que ajudam no tratamento dos cáseos.
Ingredientes
- 10 g de folhas de tanchagem;
- 500 mL de água.
Modo de preparo
Colocar a água e a tanchagem para ferver e, assim que iniciar a fervura, esperar 3 minutos e deligar o fogo. Deixar repousar durante 15 minutos, filtrar e beber cerca de 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, pode-se deixar esfriar e usar como solução para fazer gargarejos várias vezes ao dia.
0 Comentários